Primeira visita ao dependente químico na clínica de recuperação
Primeira visita ao dependente químico na clínica de recuperação: Ao longo do período de tratamento, a equipe médica e terapêutica realiza todo o acolhimento necessário
Outros Assuntos
# Alcoolismo
#Auxílio para Dependentes
#Clínica de Reabilitação
#Dependente Químico
# Droga na Adolescência
#Droga na Adolescência
Primeira visita ao dependente químico na clínica de recuperação: Ao longo do período de tratamento, a equipe médica e terapêutica realiza todo o acolhimento necessário, mas a visita também é fundamental para que o paciente se sinta motivado, seguro, acolhido e saiba que tem o suporte familiar para lhe dar forças para enfrentar o alcoolismo.
Esses encontros com a família oferecem um efeito positivo e significativo no processo de recuperação do paciente dependente químico e alcoólatra. As visitas proporcionam o alivio da ansiedade e encoraja o dependente alcoólico a continuar o tratamento.
Porém, os encontros devem ocorrer dentro de um planejamento, com dia e horário marcados, duração recomendada e determinada frequência.
As clínicas de recuperação são um local especializado para ajudar de forma adequada a pessoa que enfrenta o alcoolismo ou dependência química, pois conta com diversos profissionais para tratá-la em tempo integral, auxiliando-a em cada etapa do seu tratamento e também durante a sua superação dos problemas desencadeados pela dependência.
Seguir regras é imprescindível para um tratamento eficaz, além de permitirem que o paciente possa estar preparado emocionalmente para o momento de rever os seus entes queridos, assim como evitar que um comportamento inadequado desestimule a sua evolução durante o tratamento.
Restrições de visitas em clínicas de recuperação
No tema visitas em clínica de recuperação, um ponto que ainda causa dúvidas é a respeito de quem pode visitar o paciente que está internado na instituição.
Muitos amigos desejam visitar o paciente, até mesmo como uma forma de apoio, nas clínicas de reabilitação enquanto ele está internado, o que é algo mais do que o normal.
Mas será que a presença deles é permitida? Primeira visita ao dependente químico na clínica de recuperação
A resposta é objetiva: amigos não podem visitar os dependentes químicos nas clínicas!
A visita aos pacientes nas clínicas de reabilitação é vedada exclusivamente para os seus familiares, o que faz com que quem não tem nenhum laço consanguíneo não possa estar indo até o local.
Isso porque as visitas com a família visam a participação daqueles que os amam no tratamento, ajudando com o apoio nesse momento tão difícil.
Muitas vezes os amigos estiveram presentes em períodos de utilização das substâncias pelos dependentes, o que pode ser um gatilho para eles, então a presença dos que não tem laços sanguíneos é vedada.
Outro ponto é que mesmo que a pessoa seja da família, se ela for também dependente química sua entrada não é autorizada para visita.
Essa regra visa evitar que a entrada desse indivíduo não venha a interferir no tratamento do paciente e prejudicar os resultados obtidos, levando-o a ter gatilhos de recaída.
Ainda quanto às possíveis restrições nas visitas às clínicas de reabilitação, há algumas regras que muitas instituições estipulam para permitir que esse momento seja de alegria e de tranquilidade ao paciente.
É o caso da restrição ao número de pessoas que podem vir visitar o dependente químico, evitando aglomerações que podem causar abalos ao paciente nesse momento de delicadeza que ele vive.
Existem também, em algumas clínicas, um código quanto à vestimenta dos visitantes, que podem ser barrados na entrada se não o seguirem, o que faz com que seja importante as famílias estarem atentas a isso.
Todas essas regras e restrições, por mais que para muitos familiares seja visto como algo incômodo, tem o objetivo de manter o bem estar e garantir que após a visita os pacientes estarão bem.
Muitos não sabem, mas o período pós-visita costuma ser bastante delicado para vários pacientes, que podem vir a ter comportamentos muito agressivos ou que os deixem abalados emocionalmente.
Quando isso acontece, a internação dele naquele local tende a ser afetada e pode ter impactos negativos dentro do resultado esperado na reabilitação.
Justamente por conta disso é que muitas clínicas já deixam profissionais de prontidão e em alerta para que venham a dar o suporte que os pacientes venham a precisar após as visitas.
É comum que os terapeutas ou psicólogos apoiem o paciente e conversam com ele para compreender mais sobre o que a visita significa para ele e como ela pode vir a tornar o tratamento mais eficaz e os resultados mais positivos.
Conclusão
As visitas em clínicas de recuperação são muito importantes como parte do tratamento dos dependentes químicos, sendo inclusive respaldadas por legislação para que possam ocorrer.
A grande questão é que há diversas regras ou fatores que estão relacionadas com essas visitas e que, por isso, devem ser observadas pelos familiares antes mesmo da internação, para que eles possam saber tudo a respeito, sempre busque notícias sobre seu ente querido através dos responsáveis da unidade e equipe médica para ver se o mesmo está apto a ter sua primeira visira.
Conheça o trabalho do Encontre Clínicas com Internação "Psiquiátrica" e Dependência Química 24 Horas Médicos, Enfermeiros, Socorristas, Paramédicos